Nunca se falou tanto em home office. A situação pandêmica que tomou conta do mundo em 2020 trouxe a necessidade do isolamento social e, com isso, várias empresas adotaram o formato dos funcionários trabalharem de casa.
Mas, engana-se quem pensa que essa configuração é 100% nova. A forma de trabalho cuja equipe não se encontra no mesmo local já é uma prática em ascensão no mercado, fruto da chamada “Revolução Digital”. A pandemia, porém, veio acelerar – e muito – o processo. Tudo aponta que, mesmo após seu término, a tendência é que o home office só aumente.
Ok. Mas essa configuração é boa ou ruim?
O trabalho descentralizado tem seus prós e contras. Falando das vantagens, a economia para a empresa pode ser bem grande, já que os gastos com o tamanho do espaço de locação do escritório, água, luz e outros quesitos diminui substancialmente.
Os funcionários também ganham tempo, pois não precisam se deslocar à empresa diariamente e economizam em itens como vestuário. O meio ambiente também agradece, com a diminuição de carros nas ruas.
Os desafios do Home Office
Mas nem tudo são flores. Uma empresa que opera nesses moldes irá enfrentar vários desafios. Alguns dos principais são a troca de informações entre a equipe, integração entre a mesma e acesso aos dados necessários, além da manutenção das taxas de produtividade.
A tecnologia certa é a solução
O trabalho descentralizado é uma tendência gerada pela evolução da tecnologia e é através dela que podemos enfrentar seus principais desafios.
Hoje, existem no mercado diversas opções de soluções inteligentes. Uma que destacamos aqui e que se encaixa bem em empresas dos mais variados portes é o Microsoft 365. Entre outras funções, ele permite:
– A realização de reuniões virtuais com áudio, vídeo e apresentação de arquivos.
– Colaboração em tempo real com intercâmbio de documentos.
– Compartilhamento de arquivos na nuvem e também de serviços de forma segura, com controle de acesso.
– Separação de ambiente pessoal e corporativo no computador dos colaboradores, respeitando a privacidade dos mesmos.
E muito mais!
São soluções que irão ajudar não apenas a viabilizar o trabalho, mas também garantir a produtividade da equipe.
“Será que é viável para minha empresa?”
Por parte do trabalhador a adaptação na rotina é bem rápida. Já que os serviços são fáceis de usar e toda a sua configuração é feita pela equipe de TI, as soluções se integram ao uso normal do usuário e o treinamento é rápido e prático.
Quando falamos em custos, o Microsoft 365 é bem flexível: existem planos específicos para cada situação, o que deixa os gastos mais baixos, já que você só adquire aquilo que realmente precisa. Em termos de custo-benefício sem dúvida vale a pena!